1) BRIEFING: São perguntas reflexivas que o designer e a empresa precisam responder juntos para se compreender o que é a empresa. Elas vão dar a visão do negócio, os objetivos, a personalidade da marca, valores, o segmento do mercado, a persona com quem a empresa quer se conectar;
2) Montagem do MOODBOARD: Alinhamento daquilo que se conseguiu perceber no BRIEFING para estabelecer uma proposta de linguagem visual onde vai se definir os elementos norteadores da comunicação da empresa.
3) DESIGN: É onde o trabalho de criação realmente acontece. Aquilo que foi aprendido no briefing e alinhado na etapa de moodboard vai ser estruturado graficamente. O resultado final é a identidade visual propriamente dita. As definições de cores (tons, contrastes e texturas), tipografia (peso, fontes, estilo), normas para aplicação do logotipo (manual da marca), grafismos, estilo de fotografia e tom de voz da IDV.
4) ENTREGA DA IDV: É o momento em que é apresentada ao cliente o projeto pronto e o manual da marca (onde são estabelecidos a normas para a aplicação da marca, usos corretos e incorretos dos elementos visuais).